Dicas para dar amplitude a pequenos ambientes

É um erro imaginar que pequenos ambientes não podem ser decorados e ampliados, alguns truques e cuidados podem transformar qualquer espaço. A atenção com as cores, os móveis e a claridade é fundamental para o sucesso na decoração.

A cor deve ser o primeiro ponto a ser estudado. “Muitas cores são para espaços grandes, pequenos espaços pedem tonalidades neutras e a cor entra em pequenos detalhes espalhados pelo cômodo”, indica a arquiteta Vanessa Trad. Para banheiros vale a mesma dica, cores neutras no azulejo e faixas simples de pastilhas para dar uma cor ao ambiente.

O mobiliário também é parte muito importante para a harmonia do espaço. Vale lembrar que a principal dica é não comprar móveis maiores do que o ambiente possa comportar. Investir em poucos móveis grandes, ao invés de muitos pequenos, é um ótimo meio de ampliar o espaço”, explica Vanessa.

Procurar móveis que sejam peças-chave e que desempenhem dois papéis também é um ótimo meio quando não se tem muito espaço. Para o quarto, camas com gavetas ou prateleiras em baixo. Para salas e cozinhas, mesas ovais ou redondas, que facilitam a circulação. Se a ideia for dividir ambientes, nada melhor que pequenos tapetes, que além de auxiliarem na decoração, não ocupam espaço.

A iluminação também pede cuidados especiais. Evitar lustres muito grandes é importante já que diminuem o espaço e deixam o ambiente parecendo mais baixo, vale nessas horas apostar em luminárias que fiquem no chão. Para que a luz circule e esteja presente em todos os cômodos o ideal é investir em tampos e portas de vidro, que possibilitam que a luz transite mais por todos os ambientes.

Para deixar o local mais claro vale optar por móveis em cores neutras e acabamentos brilhantes, que refletem a luz natural. Opte por lâmpadas brancas e frias que imitam mais a luz natural. Se quiser utilizar cortinas, prefira tecidos transparentes ou de linho, pois possibilitam uma maior fluidez”, relata a arquiteta.

Deixar todos os cômodos bem organizados também é muito importante, já que o excesso de pertences espalhados pela casa diminui o espaço e impossibilita a transição da luz dentro do ambiente. Para os que possuem muitos pertences, ou gostam de guardar coisas, organizadores, armários ou cômodas com muitas gavetas podem resolver o problema. Estantes e prateleiras também oferecem uma grande facilidade, já que só ocupam os espaços na parede que normalmente não são muito utilizados. “Engana-se quem pensa que não é possível inovar nesses ambientes. Pequenos ajustes podem modificar tudo e transformar qualquer espaço”, finaliza Vanessa Trad.

SERVIÇO:
Vanessa Trad – Tel.: 3294-3600 – www.vanessatrad.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face