Dez dicas para quem pretende morar sozinho

Tomar a decisão de morar sozinho é apenas o primeiro passo de uma longa lista de trabalho e preocupações. Não basta apenas comprar ou alugar a casa e mudar-se, é preciso ter paciência e tempo para planejar e montar tudo de acordo com o seu estilo de vida e gostos. Principalmente para os iniciantes que irão preparar sua primeira moradia, a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq, aponta quais são os primeiros pontos a pensar:

· Morar sozinho tem uma grande vantagem: a decoração pode ser totalmente feita de acordo com o gosto da pessoa. É possível personalizar de inúmeras maneiras e em diversos espaços diferentes. Um surfista, por exemplo, pode escolher uma parede para colocar uma prancha. Os fãs de cinema podem emoldurar pôsteres de seus filmes favoritos e colocar nas paredes do quarto e do escritório. Dá também para escolher uma parede do quarto para cobrir com fotos à sua escolha.
· Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado para não exagerar na personalização. “É importante equilibrar e tomar cuidado pra não colocar itens demais e carregar o ambiente, porque o morador pode enjoar após um tempo“, explica Adriana.
· Em apartamentos pequenos, a dica é utilizar tons claros nas paredes e no piso, que dão a ilusão de que o espaço é maior. Espelhos também dão a sensação de amplitude e, ainda por cima, combinam com tudo. Portas de correr nos armários do quarto economizam muito espaço e são práticas.
· Cozinhas americanas deixam o espaço mais livre e são ideais para quem gosta de receber visitas, pois o ambiente aberto possibilita a aproximação. Se possível, contrate um arquiteto para estudar a estrutura e quebrar as paredes. Abuse dos armários embutidos que vão até o teto.
· Eletrodomésticos modernos são geralmente os mais desejados por jovens, mas é preciso tomar cuidado para a casa não ficar “fria”. Móveis com tonalidades queimadas podem dar o ar de aconchego necessário para equilibrar o ambiente.
· O banheiro deve ter o menor número de objetos soltos possível. Em cima da pia, coloque aquilo que é usado todos os dias e poucos objetos decorativos fáceis de limpar. A tendência atual para pisos e azulejos são as cores claras e a textura lisa, pois facilitam a limpeza.
· Um rack ocupa bem menos espaço do que uma estante, para uma sala de estar pequena é o móvel ideal. Se a intenção é reunir os amigos em casa com frequência, escolha um sofá que acomode várias pessoas, ao invés de pufes, que ocupam mais espaço e só acomodam uma pessoa.
· Tinta acrílica semibrilho é mais prática, pois basta um pano úmido para fazer a limpeza. No teto, Adriana recomenda látex branco neve. Para um ar mais moderno, escolha uma parede para pintar de uma cor ou tom diferente das demais.
· Escolha um piso que não manche com facilidade e não quebre, como o porcelanato.
· Coloque tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares, assim não terá problemas se quiser mudar a disposição dos móveis no futuro.

SERVIÇO:
Neo Arq – www.neoarq.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *