Denise Fraga interpreta Galileu Galilei só neste fim de semana | Jornal O Retrato

Denise Fraga interpreta Galileu Galilei só neste fim de semana

Depois de um ano e meio em cartaz, 22 cidades e 140 mil espectadores, Galileu Galilei está de volta à Capital, para uma curta temporada no Teatro João Caetano.

Diferente da montagem histórica de Zé Celso, realizada em 1968 no Teatro Oficina, a dramaturgia foi confeccionada por Christine Röhrig, Cibele Forjaz, Denise Fraga e Maristela Chelala. “A clareza de raciocínio, o humor, o fio inebriante por onde Brecht escolhe contar suas histórias nos leva passo a passo a um profundo estado de reflexão”, afirma Denise.

Na trama, o cientista Galileu, interpretado por Denise, passa a defender e propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo e a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Perseguido, processado duas vezes e ameaçado de tortura, é obrigado a negar suas ideias publicamente. Somente em 1992, mais de três séculos após a sua morte, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição. Em Galileu Galilei, Brecht coloca em xeque o herói, seu significado social, a discutível necessidade de sua existência numa sociedade que compromete sua liberdade em seus inevitáveis jogos de poder. Com isso, chama toda a plateia para compartilhar de sua questão.

SERVIÇO:
Galileu Galilei
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino
Até 15 de outubro
Sessões: Sexta e sábado, às 21h | Domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face