Consumo de peixes e chocolates são bem-vindos na Páscoa

No Brasil a Páscoa é comemorada com ovos de chocolate e pratos de diversas receitas de peixes, especialmente o bacalhau. Mas o principal na semana da Páscoa com relação a alimentação é o equilíbrio, ou seja, nem privação nem excesso.

A nutricionista Carla Souza do Hospital Moriah explica que não é preciso evitar o chocolate, que em pouca quantidade faz bem à saúde, porque dá energia e diminui a ansiedade. “Prefira chocolate com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis, que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol)”, alerta a especialista.

As dicas da nutricionista é comer antes do chocolate, pedaços de maçã, pera ou laranja, pois essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo. Para não exagerar no consumo dos ovos de chocolate, quebre-os em pedaços menores para consumi-los aos poucos durante ao longo da semana.

Já para um cardápio saudável na Páscoa, o peixe é uma boa opção. Os benefícios do peixe são vários, entre eles o fato de possuir proteína de alto valor biológico, ou seja, completo do ponto de vista nutricional. O peixe possui baixo teor de gordura saturada, maior proporção e ácidos graxos essenciais e é fonte de vitaminas (A,D,E), do complexo B e de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. “Nem todas as espécies de peixes tem a mesma composição em ácidos graxos, sendo em maiores quantidades em espécies marinhas do que em peixes de água doce”, completa Carla.

Uma sugestão tradicional é o bacalhau (após passar pela dessalga) assado com batatas, pimentão, ovo cozido e azeite, pois é uma ótima opção de prato nutricional completo. A especialista ainda indica o robalo para quem não gosta do sabor do bacalhau e pode substituir por opções mais baratas como tainha, namorado e merluza.

Fonte: Hospital Moriah

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face