Conheça os benefícios das frutas vermelhas

Melancia, cereja, framboesa, morango, amora entre outras frutas com a tonalidade avermelhada ou até mesmo roxa estão no grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. De acordo com Fatima Corradini Domingues, supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de um modo geral todas as frutas são benéficas à saúde por serem fontes de nutrientes, vitaminas e fibras. Entre as vermelhas ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba.

Em geral elas possuem a propriedade antioxidante, esta substância combate aos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células do nosso organismo. Também são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde, por isso falamos que elas atuam na proteção contra doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista. Elas também têm efeito benéfico para a visão, e possuem alta quantidade de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, algumas frutas apresentam boa concentração de água, tendo efeito diurético. “A melancia é um bom exemplo, e muito apreciada no calor”, completa Fatima.

Para quem se pergunta qual a melhor forma de consumo das frutas vermelhas a nutricionista reforça: “É muito importante fazer a higienização correta e, se possível, consumir a fruta in natura. Se preferir há outras maneiras de aproveitar seus nutrientes, como sucos (desde que natural e consumido logo após o preparo) e geleias”. No caso de sucos, a especialista orienta higienizar as frutas vermelhas na quantidade exata para a semana e utilizar sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos. Após isso, reserve as frutas em cada saquinho, já na porção ideal para que o suco fique do seu gosto. Assim no café da manhã ou lanche, fica mais prático utilizar a fruta gelada ou congelada para bater no liquidificador com água ou leite.

A nutricionista alerta também que é necessário ter muita atenção quanto à origem das frutas, pois algumas podem conter alta concentração de agrotóxicos. “Faça uma correta higienização antes de seu consumo e procure escolher frutas variadas, assim você tem um consumo de nutrientes mais completo”, finaliza.

SERVIÇO:
Hospital e Maternidade São Cristóvão
www.saocristovao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face