Conheça o universo do artista pernambucano Gilvan Samico

A CAIXA Cultural SP apresenta até o dia 30 a mostra individual Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico, exibindo um conjunto de 39 xilogravuras e cinco estudos selecionados pela curadora Renata Pimentel.

Samico ficou conhecido por suas xilogravuras, elaboradas e criadas meticulosamente com, muitas vezes, mais de 100 esboços até a impressão final, chegando a fazer até três provas do artista. A simplicidade e rigor, dedicação e ausência de pressa que construiu seu reino imagético o levaram, a certa altura da carreira, a produzir apenas uma gravura por ano e, nesse processo, fazia esboços e estudos a lápis grafite, matrizes únicas para experimentar a criação.

A paixão e o interesse pela estética da cultura regional nordestina levaram Samico, nos anos 1970, a trocar o expressionismo pela visualidade tropical ligada ao cordel. Então, figuras do cotidiano, narrativas locais, lendas, animais fantásticos, símbolos religiosos e personagens bíblicos passaram a se fundir em sua obra para criar alegorias cujos motes são a fantasia e o romanceiro popular nordestino. “Eu vivia numa época de espaços abertos, habitados por bichos, muitas árvores… Convivia com esses espaços e com cabras, bois, cavalos, passarinhos, cobras, sapos… Tudo isso passou a ser minha referência”, comentou Samico em conversa com Renata Pimentel.

SERVIÇO:
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro
Tel.: 3321-4400
Até o dia 30 de novembro
De 3ª a dom., das 9h às 19h
Entrada franca
Classificação: livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *