Conheça as principais causas do inchaço abdominal repentino

Mesmo sem ter comido demais, às vezes a calça fica apertada em questões de minutos. Este “estufamento” repentino do estômago pode estar ligado à disfunção hormonal, ingestão de comida requentada, chicletes, estresse, dieta saudável e alergia.

O aumento de tamanho é variável, pode chegar a dobrar a circunferência da cintura em apenas um dia.

 

Confira as principais causas:

- Comida requentada: O reaquecimento de alimentos ricos em amido muda a estrutura molecular, o que o transforma resistente à digestão no intestino delgado. No intestino grosso, a bactéria que ajuda a decompor o alimento produz gás e causando este inchaço.

- Disfunção hormonal: Os hormônios durante o ciclo menstrual da mulher são uma causa comum do inchaço. O problema pode estar associado ao relaxamento dos músculos causado pelo aumento da progesterona. Os músculos do intestino ficam menos eficientes no transporte dos alimentos, o que pode causar prisão de ventre e agravar o problema.

- Chicletes: Ao mascar chicletes a pessoa tende a engolir mais ar, o que causa distensão abdominal. Ingredientes com sorbitol e xylitol são fermentados por bactérias no intestinto, gerando mais distensão.

- Dieta saudável: Alimentos ricos em fibras, como cereais, feijão e leguminosas causam o aumento do abdômen por causa da fermentação no intestino. Comer grandes quantidades de frutas frescas, nozes e sementes culminam na fermentação destes alimentos no intestino.

- Antibióticos: A flora intestinal estimula o processo digestivo e mantém as células do intestino saudáveis. Alguns antibióticos perturbam o equilíbrio das bactérias intestinais e podem dificultar a digestão.

- Estresse: O estresse acentua o problema de quem sofre de intestino sensível. Na maioria dos casos, a pessoa já tem o problema de digestão, mas a angústia e o nervoso podem agravar a doença.

Se você tem dúvidas sobre saúde e bem-estar encaminhe um e-mail para vidaesaude@ig.com.br.

CONSULTORIA:
Dr. Rodrigo Federico – Cirurgião Plástico – CRM 111.685
Dra. Cassandra Lopes – Endocrinologista e Metabologista – CRM 115.053

2 Responses to Conheça as principais causas do inchaço abdominal repentino

  1. Washington Luis Carlini disse:

    Bom Dia, faço uso de Citralopran há quase um ano, do inicio em diante ganhei cerca de 11kg. e a partir do mês de agosto venho sentindo um desconforto abdominal, muitos gases, me sinto inchado. Gostaria de saber se devido ao uso deste medicamento posso estar acarretando este quadro. Ao consumir uma cerveja o desconformo é imediato. Poderiam me ajudar?

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face