Confira os principais fatos que marcaram São Paulo durante o ano

3 de janeiro
Polícia Militar começou uma operação para reprimir o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.

25 de janeiro
Os supermercados da Cidade pararam de distribuir sacolas plásticas descartáveis pautados por um acordo com o Governo do Estado. A questão gerou muitas discussões e, exatamente 5 meses depois, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que sacolas de papel ou biodegradáveis deveriam ser distribuídas gratuitamente.

21 de fevereiro
A vitória da Mocidade Alegre no carnaval paulistano foi ofuscada pelo tumulto ocorrido durante a leitura das últimas notas do Grupo Especial de São Paulo. Em julho, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo puniu seis agremiações.

5 de março
Começou a vigorar a lei que proíbe caminhões de trafegarem na marginal Tietê entre 5h e 9h e entre 17h e 22h de segunda a sexta-feira. Em protesto, caminhoneiros fizeram uma paralisação que tumultuou o trânsito da Cidade e causou um desabastecimento da região pela falta da entrada de caminhões de combustível. Se aproveitando disso, diversos postos de gasolina subiram abusivamente os preços, chegando a uma elevação de 51%. Até o dia 9, o Procon já tinha autuado 18 postos de combustível.

13 de março
Após uma luta contra um câncer no sistema linfático, o ator Reynaldo Gianecchini voltou aos palcos na peça “Cruel”, no teatro FAAP. Antes que pudesse terminar sua primeira fala foi interrompido pelos aplausos do público.

6 a 8 de abril
O festival de música Lollapalooza estreou no País no Jockey Club de São Paulo.

5 e 6 de maio
Novidade na Virada Cultural deste ano, as barraquinhas de chefs paulistanos vendendo alta gastronomia a preço popular provocaram tumulto e filas, mostrando que, em São Paulo, os grandes cozinheiros gozam de prestígio semelhante ao dos artistas que estavam nos palcos.

29 de julho
A partir desta data, os números de celulares da área com DDD 11 passaram a ter nove dígitos devido à grande quantidade de aparelhos na região.

O Playcenter, parque de diversões que funcionou na Cidade por 39 anos, fechou suas portas definitivamente.

9 a 19 de agosto
A Bienal do Livro de São Paulo teve um público recorde de 750 mil visitantes.

5 de setembro
Em memória aos 35 anos que marcam a morte de Elvis Presley, a Cidade recebeu a maior exposição realizada fora da mansão do “Rei do Rock”. O evento ocorreu até início de dezembro no Shopping Eldorado e contou com mais de 500 peças do cantor, sendo a primeira vez que os objetos saíram dos Estados Unidos.

28 de outubro
Fernando Haddad é o novo prefeito de São Paulo. A eleição municipal foi marcada por muita incerteza, pois nas pesquisas, José Serra (PSDB) iniciou liderando as intenções de voto, seguido por Celso Russomanno (PRB), que ultrapassou Serra depois de alguns meses. Por fim, o candidato do PRB, que até então estava à frente, acabou não indo para o segundo turno, que foi decidido entre Serra e Haddad, com o petista sendo eleito com 55,6% dos votos válidos.

11 de novembro
Lady Gaga apresentou-se na Cidade em sua primeira turnê pelo Brasil.

4 e 5 de dezembro
Após quatro anos Madonna voltou ao Brasil em turnê com duas apresentações no estádio do Morumbi.

11 de dezembro
Prefeitura de São Paulo realizou cerimônia para a entrega das chaves dos 20 primeiros táxis híbridos – automóvel que possui, além do motor de combustão interna, um motor elétrico, reduzindo consumo de combustível e emissão de poluentes – marcando a concessão do primeiro incentivo para esse tipo de veículo no Brasil.

 

ESPORTES

4 de janeiro
O goleiro Marcos, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, confirma aposentadoria aos 38 anos.

25 de janeiro
Time júnior do Corinthians conquistou pela oitava vez a Copa São Paulo, em jogo contra o Fluminense por 2 a 1, no Pacaembu.

14 de abril
Santos celebrou seu centenário com festa na Vila Belmiro e homenagens a Pelé, maior jogador da história do futebol, e Neymar, principal ídolo do clube na atualidade.

13 de maio
Santos venceu o Guarani por 4 a 2, no Morumbi, e conquistou o tricampeonato paulista.

11 de julho
Palmeiras conquista, invicto, a Copa do Brasil pela segunda vez sob o comando de Luiz Felipe Scolari, tornando-se o time com mais títulos nacionais do País.

8 de agosto
O meia-atacante Lucas foi negociado com o Paris Saint-Germain por R$ 108 milhões, na maior transação da história do futebol brasileiro.

13 de setembro
Técnico Luiz Felipe Scolari foi demitido em meio a uma campanha difícil do Palmeiras no Brasileirão.

19 de setembro
Gilson Kleina deixou a Ponte Preta para tornar-se o novo técnico do Palmeiras.

21 de setembro
Santos aceitou negociar o meia Paulo Henrique Ganso com o São Paulo por R$ 23,9 milhões.

26 de setembro
Em partida contra a Universidad Católica de Chile no Pacaembu, Santos venceu por 2 a 0, conquistando a Recopa continental.

29 de setembro
Neymar foi o único atleta que atua fora do futebol europeu a ser indicado para a lista dos 23 melhores jogadores do mundo.

18 de novembro
Palmeiras é rebaixado para a série B do Brasileirão ao empatar por 1 a 1 com o Flamengo.

Ganso estreia pelo São Paulo com vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no Morumbi.

11 de dezembro
Após 20 anos defendendo o gol do Palmeiras, “São Marcos” realizou sua partida de despedida no Pacaembu em um duelo entre o time campeão da Libertadores de 1999 e a Seleção Brasileira de 2002. O camisa 12 ainda marcou um gol de pênalti coroando a sua carreira.

12 de dezembro
Após vencer o Al Ahly, do Egito por 1 a 0, com gol de Guerrero, o Corinthians chega à final do Mundial de Clubes contra o Chelsea. Até o fechamento desta edição, a partida ainda não havia acontecido.

O São Paulo consagrou-se campeão da Copa Sul-Americana em partida tumultuada contra o Tigre, da Argentina. O placar ficou em 2 a 0 conquistado no primeiro tempo, já que os hermanos não voltaram a campo para a segunda etapa, pois alegaram agressão pelos seguranças do clube brasileiro.

Fontes: Folhapress, Uol, Globo, BBC, Guia do Estudante.

Por AMANDA LISSONI, GEORGES NABHAN E PATRÍCIA SANTANA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face