Confira o desempenho das escolas particulares da região no Enem 2012

No último dia 26 de novembro, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. De acordo com o resultado, entre as 50 melhores escolas do País 46 são particulares e apenas 4 são públicas, todas federais.

Segundo o ranking de escolas particulares da Capital, destacando a região Leste, as primeiras cinco colocações ficam respectivamente para: Agostiniano Mendel, com a média geral de 670,63; Agostiniano São José com 625,76, Carlos Drummond de Andrade com 620,22; Espírito Santo com 616,22 e Brasília de São Paulo com 611,42.

Entre as dez melhores escolas públicas da Capital, duas se encontram na região Leste. Em 5º lugar, ficou a ETE Martin Luther King no Tatuapé, com 618,26 pontos; e em 10º lugar, a ETE Prof. Aprígio Gonzaga na Penha, com 591,51.

Entenda o Enem
Criado em 1998 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova dividida em quatro grandes áreas (ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática), além de uma redação.

O exame é utilizado para avaliar a qualidade de ensino no País e o seu resultado serve para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior em universidades públicas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Além disso, o Enem também é bastante utilizado por alunos que possuem o interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ainda para obtenção de financiamentos por intermédio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Outra vantagem é que o exame serve como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(1) – Para as escolas particulares da região Leste foram considerados apenas os bairros: Vila Formosa, Vila Carrão, Belém, Mooca, Tatuapé, Água Rasa, Jd. Anália Franco, Penha, Vila Matilde e Vila Prudente.
(2) – Ranking considerando as escolas públicas e particulares da Capital.
Fonte: Folha de São Paulo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *