Como cuidar do jardim vertical

Cultivar grandes jardins não é uma das tarefas mais fáceis. Ainda mais com pessoas vivendo em casas e apartamentos cada vez menores e paisagens menos coloridas. A alternativa que surge é harmonizar o ambiente com alguns vasos de plantas dentro e fora de casa, porém para aqueles que querem mais, a ideia é instalar um jardim vertical.

Com espaços horizontais cada vez mais escassos, o jardim vertical surge como forte tendência para fazer com que os ambientes fiquem mais vivos e convidativos, dando frescor à casa e sensação de bem-estar. Embora seja muito parecido com jardins comuns, esse tipo de paisagem necessita de cuidados e técnicas especiais.

Regando o jardim
Por ser verticalizado, a água penetra pouco nas plantas sendo necessário regar o jardim constantemente. Para isso existem duas possibilidades: utilizar o regador ou a técnica de gotejamento. A última opção é mais funcional, basta inserir uma pequena mangueira perfurada no substrato da planta e o temporizador regula a distribuição das gotas de água.

Tudo no lugar
O que mantém o jardim na vertical são as travas de segurança, por isso é preciso ficar atento a este detalhe para que tudo não venha a baixo na primeira ventania ou chuva mais forte.

Ambiente
Não há restrições de plantas para montar o espaço, porém é preciso colocar a planta certa no lugar certo. Um ambiente interno requer plantas de meia sombra, como bromélias, lírio da paz e aspargo. Já para áreas externas selecione espécies como liríope, ixória, heras, cinerária marítima entre outras, que são mais resistentes ao sol e ao vento.

Hortas
Para quem gosta de temperos naturais e frescos, o jardim vertical pode ser um bom espaço para hortas. Além de prático, a paisagem ganha outra cara. Salsinhas, cebolinhas, alecrim e outros temperos podem ser plantados em pequenos vasos e pendurados na parede ou postos em balcões e mesas.

SERVIÇO:
Agente Imóvel – www.agenteimovel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face