Chegada do outono influencia cardápios de restaurantes de São Paulo

Apesar de não termos as estações bem definidas como em outros países da Europa, por exemplo, a chegada do Outono influencia e gera mudanças no cardápio de bares e restaurantes da Cidade que aos poucos começam a introduzir opções de pratos mais quentes para a estação com a premissa de intensificá-los no Inverno.

Ingredientes como queijos, cogumelos, alho, alecrim, receitas como caldos, sopas, fondues ou bebidas como vinhos têm importante papel nos dias mais frios. De acordo com o chef do gastrobar Exquisito!, James Hollister, que já está pensando nas mudanças que fará no menu da casa, “o Brasil não tem as estações tão definidas quanto na Inglaterra, por exemplo. Lá as estações são bem diferentes, assim temos ingredientes de cada estação para usar, e quatro vezes ao ano você muda o cardápio com base nos ingredientes que você pode usar. Aqui, pela temperatura que tem no País inteiro do sul ao norte, temos uma maior produção de tudo durante o ano inteiro e temos um prazo maior, cada região tem seu clima e assim cada lugar produz um tipo de ingrediente e temos essa seleção ao longo do ano”, explica.

Há cinco anos no País, o chef londrino já trabalhou com chefs renomados como: Alex Atala no D.O.M e depois no Dalva e Dito, Erick Jacquin e Gordon Ramsay.

À frente da cozinha do Exquisito! há seis meses, ele aproveita a diversidade de frutas que possuímos para listar algumas opções outonais como abacaxi, limão, caqui, kiwi, maçãs e abacate, que ele usará com certeza em suas próximas criações. Quanto às receitas que, com certeza, farão parte do menu, ele diz: “Penso em pratos encorpados com mais consistência para esquentar. Com certeza teremos sopas encorpadas com pedaços de carne ou linguiça, e iremos usar algumas coisas sazonais, peixes da estação como cação, corvina e sardinha, que podemos usar em alguns pratos”, conclui.

Opção no interior
A cerca de duas horas de São Paulo, está o Donna Pinha, localizado dentro do Ecco Parque na Rodovia SP 46, a 2 minutos do centro de Santo Antônio do Pinhal e a 10 minutos da famosa Campos do Jordão. Com essas referências já dá para imaginar que as temperaturas no Outono ficam bem mais baixas do que aqui, na Capital. “Agora começa a esfriar aqui em cima, se bem que até agora não esfriou não (risos). Aqui venta muito e a sensação térmica é mais fria”, conta a chef Anouk Vasconcelos Rosa.

A chef que comanda a casa já colocou em seu cardápio a famosa Torta de frutas secas com whisky, “essa eu só coloco no Outono/Inverno. Todos pedem o ano inteiro, mas eu não faço, porque acho que não combina em outra época do ano. Para se ter uma ideia a massa da torta é feita com amêndoas, e no recheio vão pinhão, nozes e amêndoas, coberto com uma calda de açúcar queimada com whisky e acompanha sorvete de Vanilla feito aqui em Santo Antônio, é uma delícia”, justifica.

Além da sobremesa de sucesso, a chef costuma utilizar mais queijos em suas receitas, pois acredita que esquenta mais, “utilizo gorgonzola, defumados… Essa é a época em que coloco as trutas defumadas em destaque, molho de queijo brie, aliás preparo uma entradinha que só faço agora com queijo brie, mel e nozes, levo ao forno para dá uma derretida, e você come com pão”, detalha.

Além de outras opções no cardápio, o Donna Pinha ainda prepara festivais como o da Truta, que termina na Páscoa; o de Pinhão, que vem na sequência e o de Queijos e Vinhos.

SERVIÇO:
Bar Exquisito!
Rua Bela Cintra, 532
Consolação
Tel.: 3854-6522
www.exquisito.com.br

Restaurante Donna Pinha
Rodovia SP 000 km
Santo Antônio do Pinhal
SP – Tel.: (12) 3666-2669
www.donnapinha.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *