Campanha Outubro Rosa sensibiliza estudantes do Tatuapé

A campanha Outubro Rosa está entrando na última semana com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, ampliando assim as chances de cura da doença. Durante todo o mês, várias iniciativas têm acontecido pelo Brasil e pelo mundo para divulgar a ação.

E o mais importante é que esse tipo de atitude está sendo incentivada cada vez mais cedo. Alunos do Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, localizado no Tatuapé, por exemplo, sensibilizados com a luta contra o câncer de mama, convidaram, no dia 14 de outubro, toda a comunidade educativa a participar da Quinta Rosa e contribuir para a compra de cadeiras de roda que serão doadas ao IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), com sede na Mooca.

Outra medida aconteceu no dia 16 de outubro, quando os alunos foram para a aula com algum acessório ou peça do vestuário na cor rosa, como forma de divulgar a causa. No final, todos ficaram muito satisfeitos, pois aprenderam na prática o significado da frase: “Faça o bem, não importa a quem.” Apesar de tantas medidas e ações, atualmente, no Brasil há muitas mulheres que morrem em decorrência do câncer de mama, por falta de tratamento ou diagnóstico. Além disso, ainda existem muitas dúvidas sobre a doença. Para esclarecer esses questionamentos, confira a seguir algumas crenças que não passam de mitos, segundo informações do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo):

O câncer é sempre hereditário
Muitas pessoas ainda acreditam que o principal fator para o surgimento do câncer é o genético, mas apenas 10% dos tumores têm esta correlação. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo, e não existiam antes, podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada.

O autoexame substitui a mamografia
O autoexame e mesmo o exame clínico, feito por um especialista, não são suficientes para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico.

Uso de desodorante aerosol facilita o desenvolvimento de tumores
A axila não tem células mamárias, portanto o uso de qualquer tipo de desodorante não afeta as mamas.

Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico
Não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. Tampouco há pesquisas que relacionem a cirurgia para aumento dos seios com o aparecimento de tumores.

Lingerie apertada aumenta as chances de câncer de mama
O tipo de sutiã, independente do tecido ou modelo, não favorece o desenvolvimento do câncer de mama.

A pílula anticoncepcional provoca câncer
Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer.

Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura
Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira.

SERVIÇO:
Colégio Espírito Santo
Rua Tuiuti, 1.442 – Tatuapé
Tel.: 3389-1000
www.colegioespiritosanto.com.br
Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)
www.icesp.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face