Beto Monteiro volta ao topo do pódio em Santa Cruz do Sul

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck conheceu no dia 17 de agosto o segundo vencedor da temporada de 2014. Depois das vitórias de Leandro Totti nas cinco corridas disputadas até então, foi o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, o primeiro a cruzar a linha de chegada no GP Aquarius Hotel, na sexta etapa da temporada. A corrida aconteceu no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Largando da pole position, Monteiro liderou todas as 24 voltas da prova. O paranaense Wellington Cirino foi o segundo colocado pela terceira vez no ano com o Mercedes-Benz da ABF-Santos Desenvolvimento. O pódio teve ainda os paulistas André Marques e Felipe Giaffone, pilotando caminhões Volkswagen-MAN e MAN da RM Competições/MAN Latin America, e o paranaense Jansen Bueno, que terminou em quinto, seu melhor resultado na categoria.

Totti abandonou a prova após um acidente e fechou a etapa sem marcar nem um ponto, o que não ocorria desde a antepenúltima corrida de 2013, em Guaporé (RS). Ainda assim, manteve-se líder isolado com 152 pontos. Giaffone segue na vice-liderança, com 106. Cirino, em tentativa de reação na luta pelo título, chega a 103, em terceiro. Monteiro saltou do oitavo para o quarto lugar na tabela de classificação, empatado com Andrade nos 62 pontos.

Monteiro extravasou após conquistar sua 11ª vitória na Fórmula Truck. “Passamos por muitos apuros na primeira metade do ano, muitas dificuldades para conseguir um bom acerto diante da mudança de regulamento. Algumas equipes conseguiram rapidamente um acerto bom, mas a gente ainda estava trabalhando nisso. O caminhão melhorou, sim, mas essa pole e essa vitória até surpreenderam, porque sabemos como são fortes as outras equipes”, admitiu.

Cirino terminou a corrida em segundo, repetindo o resultado obtido nas etapas paranaenses disputadas em Curitiba e Cascavel. “Ainda não consegui o lugar mais alto do pódio, mas estamos evoluindo etapa a etapa. Aqui, deu para ver que o caminhão está bem melhor. É claro que ainda precisa melhorar um pouquinho na corrida, mas estou contente com a evolução da equipe neste ano. A equipe está bem focada, e o resultado é esse”, comentou.

Marques obteve seu segundo pódio no ano e também o terceiro lugar na etapa anterior, em Cascavel. “Eu vinha num começo de ano bem difícil e, por algumas falhas minhas, deixei de estar no pódio em algumas etapas. Eu procurei focar mais e a equipe fez um trabalho fantástico nos caminhões. Fiz uma corrida de estratégia, atacando na hora certa, quando vi que o Felipe ficou um pouco sem freios. Estou muito feliz, espero manter esse ritmo”, estipulou.

Equipe Lucar Motorsports
Para o piloto paulista Luiz Lopes, patrocinado pelo jornal O Retrato, revista Em Dia e L&L Veículos, que ficou na décima terceira posição, a corrida foi positiva. “Larguei na vigésima posição e logo tivemos uma falha no caminhão. Mesmo assim, durante a etapa, conseguimos ganhar algumas posições. Essa foi uma corrida de recuperação, que rendeu alguns pontos”, conta Luiz.

A temporada da Fórmula Truck terá sequência com a sétima etapa do Campeonato Brasileiro, em Córdoba. A prova de 14 de setembro na província argentina valerá, também, como quarta e última etapa do Sul-Americano. Não perca uma matéria no jornal O Retrato!

Resultado final do GP Aquarius Hotel em Santa Cruz do Sul
1º- Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco
2º- Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento
3º- André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições
4º- Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições
5º- Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão
6º- Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco
7º- Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team
8º- Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições
9º- Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport
10º- Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing
11º- Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team
12º- Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport
13º- Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports
14º- Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições
15º- Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport
16º- Fabiano Brito (PR/Scania), Falsi & Falsi Racing Team
17º- Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans

Classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
1º- Totti, 152 pontos;
2º- Giaffone, 106;
3º- Cirino, 103;
4º- Monteiro e Andrade, 62;
6º- Piquet, 59;
7º- Marques, 53;
8º- Salustiano, 47;
9º- Cesquim, 38;
10º- Jardim, 31;
11º- Dirani, 27;
12º- Pachenki, 25;
13º- Benavides, 21;
14º- Fogaça, 14;
15º- Mascarello, 13;
16º- Bueno, 12;
17º- Kastropil, 11;
18º- Lopes, 9;
19º- L. Reis e de Jesus, 7;
21º- Magnabosco, 6;
22º- Maistro e D. Muffato, 5;
24º- Rodrigues, 4;
25º- P. Muffato e Zini, 3.

SERVIÇO:
Fórmula Truck
www.formulatruck.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *