Bento XVI despede-se do mundo

Após o mundo ter estremecido com o anúncio ocorrido no dia 11 de fevereiro da renúncia do cardeal Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI deu o seu último adeus no dia 28 de fevereiro saudando a todos os fiéis durante sua última audiência pública, que aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano, marcando assim, o final de seu papado. Na ocasião cerca de 150 mil pessoas compareceram ao local para saudar o Papa que discursou em diversos idiomas, inclusive o português.

A cerimônia teve início às 11h (7h no horário de Brasília) na sala Clementina, onde Joseph Ratzinger foi cumprimentado pelos cardeais e prometeu respeito às orientações do próximo Papa. Com 7 anos, 10 meses e 9 dias, ele foi muito aplaudido por cardeais e membros da igreja.

Em meados das 16h30 (12h30 no horário de Brasília), deixou a sede da Igreja e percorreu, de helicóptero, até a casa de verão Santa Sé, localizada em Castelgandolfo, na qual fez uma aparição na janela para saudar pela última vez os fiéis.

Sinos anunciaram a chegada de Bento XVI a autoridades e população. Após seguir em carreata ao Palácio de Castelgandolfo, ele foi à sacada para saudar a todos e reafirmar sua intenção de continuar contribuindo com a Igreja.

Como sinal do anúncio de que Ratzinger não é mais o papa, às 20h (16h no horário de Brasília), em um ato simbólico, a Guarda da Suíça fechou o portão do Castelgandolfo. A partir daí a Gendarmaria passa a cuidar da segurança pessoal de Bento XVI no lugar da Guarda Suíça. Após isso, ele ganhou o título de “papa emérito” e o anel de pescador que carregava na mão direita foi destruído, assim como nos casos em que o Papa morre.

A partir do dia 01, sexta-feira, os cardeais começarão a definir a data do conclave para a escolha de um novo líder. O anúncio oficial dever ser feito apenas no dia 4 de março.

Fonte:
Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face