Até o dia 31 de julho postos de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, no Tatuapé e Brás, recebem doações

Com o avanço da tecnologia e a substituição de aparelhos velhos por novos cada vez mais rápida e comum, fica uma preocupação: O que fazer com aquele computador que não tem mais conserto? Ou com aquele monitor que já não liga mais?

Pois bem, agora você pode contar com postos de recolhimento para o descarte correto destes produtos eletroeletrônicos. Como a legislação impõe o prazo de agosto de 2014 para a eliminação de lixões e aterros controlados, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei de número 12.305) está oferecendo um projeto-piloto de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos para que o consumidor possa entregar aparelhos eletrônicos sem utilidade, realizando assim o descarte correto dos produtos.

Atuando em conjunto, a Green Mind Desenvolvimento Sustentável, a ABRASA (Associação Brasileira das Entidades Representativas e Empresas de Serviço Autorizado em Eletroeletrônicos), o INRE (Instituto Nacional de Resíduos) e a Reciclo Metais promovem uma campanha, até o dia 31 de julho, na qual os cidadãos podem colaborar para o teste inicial do sistema de logística de resíduos eletrônicos. O objetivo da ação é avaliar os processos que compõem a gestão e destinação ambiental correta dos resíduos. Na zona Leste, os bairros do Tatuapé e Brás foram escolhidos para o projeto e contam com dois postos de recolhimento de eletroeletrônicos.

“O objetivo do sistema de logística reversa de resíduos eletrônicos é o consumidor descartar seus equipamentos eletroeletrônicos inservíveis, por estarem quebrados, tecnologicamente inúteis ou por terem comprado um equipamento mais moderno e desejarem se ver livres do equipamento atual. Atualmente, o eletroeletrônico inservível é descartado juntamente com o lixo comum ou na rua. Também existe o que chamamos descarte branco que é passar o equipamento para frente, para um amigo, parente, funcionário etc., ou ainda abandonar em uma oficina de assistência técnica. Finalmente existe o descarte interno – guardar em casa o que virou lixo. O sistema de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos é um mecanismo para que o consumidor faça o descarte de seu equipamento eletroeletrônico inservível de forma ética, ambientalmente adequada e controlada, garantindo a sua destinação correta, inclusive perante a lei”, conta a colaboradora da Green Mind, Carolina dos Santos Pereira.

O que posso descartar?
Podem ser descartados os seguintes itens: TVs, áudio, vídeo (videocassete/DVD), micro-ondas, microcomputadores, notebooks e impressoras. O piloto não recebe: Geladeiras, fogões, máquinas de lavar (roupas ou louças), freezers, condicionadores de ar, lâmpadas, pilhas e/ou baterias (exceto as que fazem parte do equipamento).

Como funciona a doação?
Não é necessário levar documentação específica. A entrega deve ocorrer dentro do horário comercial dos pontos de coleta, sem necessidade de agendamento. Somente no momento da entrega do(s) aparelho(s), o consumidor deverá preencher e assinar o Termo de Doação do equipamento direto para o reciclador. O consumidor tem também a opção de baixar o Termo de Doação através da página na internet www.inre.org.br e levar o Termo já preenchido e assinado. Esta é uma etapa muito importante do processo, pois garante a transferência da posse e da responsabilidade sobre o resíduo do consumidor para o reciclador. Na região da zona Leste, os postos de Coleta do Piloto são:
· Panafax – Av. Celso Garcia, 2874 – Tel.: 2618-1466
· Servicompo – Rua Itapura, 999 – Tel.: 2942-8982

SERVIÇO:
· ABRASA
www.abrasa.com.br

· Green Mind Desenvolvimento Sustentável
www.greenmind.com.br

· Instituto Nacional de Resíduos
www.inre.org.br

· Reciclo Metais
www.reciclometais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face