Acerte na compra do papel de parede

Nos últimos anos o papel de parede se transformou em um dos acessórios mais desejados da decoração, afinal, sua versatilidade e facilidade de instalação permite quebrar a monotonia dos ambientes rapidamente. Mas a escolha do papel de parede não é tão simples assim. Além de pensar na harmonia de cores e estampas, é preciso considerar muitos outros detalhes que vão fazer toda a diferença na decoração e, também, no bolso.

A arquiteta Patrícia Coelho, do Ateliê Revestimentos, alerta que o primeiro passo é verificar se a superfície onde o papel de parede será aplicado não possui umidade e se é lisa, caso contrário, o efeito desejado não será alcançado.

Também é preciso muita atenção quanto ao dimensionamento do papel. Antes de definir a quantidade de rolos, é importante calcular a perda de material. “A maioria dos rolos tem 53 centímetros de largura por 10 metros de comprimento. No caso de uma parede de 3x3m, serão necessários dois rolos, pois cada um fará três faixas”, ensina Patrícia.

Mas se o papel de parede tiver flores, bolas, grafismos e outras estampas, será preciso levar em conta o tamanho da padronagem e a frequência com que ela se repete para que os encaixes fiquem perfeitos. Por isso, se o papel não for liso ou com listras, o cálculo de perda de material será maior conforme o tamanho do desenho.

A adequação ao ambiente em que o papel será instalado é outro ponto que merece destaque. “Antes de comprar leve em consideração a cor do carpete, do piso e dos móveis. Outra dica é prestar atenção na escolha das cores do papel de parede para o quarto. Tons muito fortes podem atrapalhar o sono”, orienta.

O tipo de material do papel de parede é outro detalhe importante. A maior parte admite limpeza apenas com espanador, mas já existem no mercado opções que podem ser higienizadas com pano úmido e detergente, que segundo a arquiteta, são perfeitas para residências com crianças.

SERVIÇO:
Ateliê Revestimentos – www.atelierevestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face