A história do Hambúrguer

GABRIEL COLMAN

O hambúrguer como conhecemos hoje surgiu em meados do século XVIII, porém o princípio de moer a carne formando um bolo é bem mais antigo. Começou com os tártaros no século XII que colocavam a carne embaixo das selas e cavalgavam com ela por toda parte, até o bife se tornar uma espécie de pasta. Os russos descobriram a novidade e a adaptaram ao seu modo, até que no século XV, introduziram o bife tártaro na Alemanha. Foi na Alemanha que o nome hambúrguer surgiu e foi baseado na cidade alemã Hamburgo, onde o alimento era amplamente consumido.

Somente em meados de 1880 o hambúrguer foi levado para os Estados Unidos, onde sua real evolução começou. Ninguém tem certeza de como surgiu o sanduíche de hambúrguer, oficialmente, o primeiro hambúrguer dentro de um pão foi apresentado em 1904 durante uma exposição culinária em St. Louis, Missouri (nessa mesma exposição também surgiu o sorvete com casca em forma de cone). O primeiro restaurante a vender hambúrgueres foi o White Castle, fundado em 1921. Hoje em dia, a cadeia de restaurantes que mais vende hambúrguer no mundo é o McDonald’s. Suas mais de 33 mil lojas espalhadas por 118 países vendem cerca de 190 hambúrgueres por segundo!

O hambúrguer ao redor do mundo
• Estados Unidos: o país é o maior consumidor de hambúrgueres no mundo, em média, um americano come 3 hambúrgueres por semana. Existe até um hall da fama do hambúrguer em Seymour, Wisconsin.
• Itália: em alguns lugares do país o hambúrguer também é chamado de “Swiss”, por causa da origem da carne que vem do país vizinho, a Suíça.
• Brasil: somente em 1952 apareceu o primeiro restaurante dedicado a hambúrguer: o Bob’s, que foi fundado na praia de Copacabana no Rio, pelo tenista americano Robert Falkemburg.
• Coréia do Sul: um dos hambúrgueres mais caros do mundo é produzido na Coréia. O “The X Burger” é feito de carne Wagyu Australiana coberto por foie gras, trufas negras raspadas, cebola, aspargos, cogumelos, molhos, entre outras especiarias. A iguaria pode chegar a custar até R$320,00.
• Israel: o McDonald’s de lá se adaptou às leis judaicas e criou o McShawarma, que consiste em pão sírio, vegetais e um hambúrguer feito de peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face