10 de julho é Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de muçarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos e até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país. Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.

Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, escrito por Geraldo Sesso Jr., o napolitano Carmino Corvino, o dom Carmenielo, dono da já extinta Cantina Santa Genoveva, instalada na esquina da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto, inaugurada em 1910, passou a oferecer as primeiras pizzas da Cidade.

Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas, à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no País, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.

Dados atualizados de entidades do segmento confirmam que, independentemente do cenário econômico, os brasileiros seguem comendo as “redondas”: segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de SP (Apuesp), 572 mil pizzas são consumidas diariamente em São Paulo, considerada a 2ª cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás apenas de Nova Iorque. No Brasil, a cifra é de 1 milhão de pizzas consumidas diariamente.

Atualmente, são 36 mil pizzarias em funcionamento em todo o País, sendo 11 mil delas no Estado de São Paulo. O setor gera 360 mil postos de trabalho, com faturamento em torno de 22 bilhões de reais por ano.

Com 20% da preferência dos brasileiros, a pizza Portuguesa, ganha ainda mais adeptos entre os clientes com mais de 30 anos, assim como a Marguerita. Entre os mais jovens, os sabores mais consumidos são Frango com Catupiry e Calabresa – ambas possuem 17% de predileção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face